
Você é dono do seu conteúdo?
No último final de semana muitos perfis com milhares de seguidores de webcelebridades (Hugo Gloss, Nana Rude, Tia Crey…) do Instagram simplesmente sumiram do dia para a noite. O que muitos acharam ser uma ação de marketing na verdade era apenas a plataforma se posicionando a favor do direito de uso de imagens de diversos fotógrafos, empresas e pessoas que sentiram suas imagens exploradas sem o devido crédito.
A internet, o Google, Facebook, Instagram, Pinterest vem perdendo cada vez mais a alcunha de terra de ninguém quando se trata de direito de uso de imagens. O movimento do Instagram reforça a necessidade das marcas se apoiarem em conteúdo autoral, legítimo e com os devidos créditos.
Silenciosamente o Google alterou sua metodologia de busca por imagens há poucos meses com o intuito de dificultar o uso de imagens em alta resolução de bancos de imagens ou imagens com direitos de uso restrito. Mais um passo no caminho do crédito aos autores.
Seu lugar nas mídias
Uma coisa que poucos lembram ao pensar nas redes sociais é que você está cedendo seu conteúdo, informações, imagens, ideias, sonhos, mas aquele espaço que você se apropria não é necessariamente seu. Você só empresta um perfil e deve seguir as regras para não ser banido e perder todo aquele público que você conquistou. É como se você tivesse conquistado seu lugar ao sol na praia e estivesse usando um guarda-sol e cadeira alugados. Você pode usar, curtir mas sabe que aquilo não é seu.
Mas como ser dono do próprio espaço?
A bola da vez é o Instagram, mas já foi o Snapchat, o Viner, o Tumblr, entre outros. Cada dia existe um novo jeito de consumir redes sociais e as plataformas se adaptam ou surgem e sua marca vai encontrando a que melhor conversa com seu público-alvo.
Por isso, é importante definir a melhor maneira de contar sua história. De garantir a autoria, crédito e espaço nesse mundão chamado internet. Poucos dão o devido crédito mas o site ainda é o espaço próprio, seu cep virtual. Garanta que a história da sua empresa, suas novidades e ideias sejam expressadas corretamente neste espaço e a linguagem das redes sociais só irá acompanhar o raciocínio da sua estratégia. Fica a dica!